sexta-feira, 30 de julho de 2010

OS JEMG CONTRIBUEM PARA O APRENDIZADO DE NOSSOS ALUNOS ? COMO MENSURAR ?

Olá queridos Colegas dos JEMG (e de outros Projetos também),

Em nossa reunião realizada durante a Etapa Regional dos JEMG em Formiga nós pontuamos algumas questões visando a melhoria na execução dos Jogos cada vez mais, ano a ano.
Um dos assuntos abordados foi com relação à importância que os JEMG têm no ensino/aprendizagem de nossos alunos pois, todas as Ações, Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação de MG tem como objetivo a melhoria do rendimento dos nossos alunos e uma melhor qualificação de nossos docentes. Como mensurar a importância concreta da execução dos JEMG neste ensino/aprendizagem ? Será que isto está realmente acontecendo ? O investimento está sendo aplicado de forma correta ? E as condições das Escolas que servem de alojamento ? Propiciam um ambiente saudável aos nossos alunos durante a realização dos Jogos ? O Governo deveria investir eficazmente também em infra estrutura nas Escolas que servirão de alojamentos (rede física, elétrica, hidráulica, etc)? E os municípios sede ? Não deveriam contemplar apenas sua estrutura esportiva mas também a de saúde para atendimento aos atletas? E os municípios que não tem transporte interno ? Não deveria ser disponibilizada uma opção de transporte ? Que (Quais) instrumento(s) deveremos criar para que os Jogos, no ponto de vista da SEE e SRE's, seja objeto de melhoria de qualidade de ensino e de aprendizagem valorizando o aspecto pedagógico deste Projeto e não apenas o de competição e descoberta de talentos ? E a inclusão, a inserção dos alunos que não participam dos Jogos ?
Estes e outros questionamentos deverão ser discutidos e analisados e transformados em Ações concretas que garantam o sucesso dos Jogos em todos os seus aspectos, concordam ?
Sugiro Colegas, que a partir de agora, a início das Etapas Regionais, comecemos a propor medidas e trocas sistemáticas de e-mail's que ajudem, a princípio, saber se os Jogos estão realmente contribuindo com o aumento da qualidade de ensino e aprendizagem, afinal somos avaliados ano a ano pelo Estado de acordo com nossos resultados alcançados.
Talvez possamos criar um mecanismo baseado no que foi elaborado para mensurar o rendimento dos alunos do PROETI ou seja, o aluno do PROETI teve em sua avaliação (SIMAVE) uma anotação especial para identificá-lo e assim pudemos comparar o aluno com ele mesmo (de um ano para o outro) e também com os demais alunos.
Temos no IBDEEC a relação dos alunos que participaram dos Jogos com suas respectivas Escolas desde sua Etapa Microrregional. Não será tão difícil identificá-los e mensurar através de avaliações como vai o seu rendimento escolar em todos os seus aspectos (conhecimento específico dos conteúdos, disciplina, inter-relacionamento, participação em outros Projetos,etc).
Vamos a princípio criar uma rede de idéias via e-mail para que possamos, depois de lapidado, apresentar para a SEE um Projeto consistente. Pelo menos faremos nossa parte e estaremos contribuindo na aprendizagem daqueles para quem realmente trabalhamos, nossos alunos.
Aproveito para lembrar a todos que existe, há uns três anos, um blog que é o: http://esporteformacidadao.blogspot.com que criamos com a intenção de melhorar nossa comunicação e termos a oportunidade de expormos nossas idéias e enviarmos matérias. Infelizmente o blog não foi muito utilizado porém, ainda se encontra no sistema. Também foi criado por nós um e-mail: educacaofisicadequalidade@yahoo.com.br onde também poderemos manter contato.
Abraços a todos.

Atenciosamente,

Sérgio Corrêa
SRE de Passos

8 comentários:

  1. Prezado Sérgio,

    Parabéns pela iniciativa. Reencaminhamos sua sugestão/proposta também para Maria Helena e Celina. Aproveitamos para solicitar conforme anexo, o prrenchimento do 2 º Relatório JEMG 2010 / Microrregional .

    Aguardamos retorno.

    Atenciosamente,

    Sueli / Ivone
    Representantes Sul / SEE-MG

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  2. CAROS COLEGAS DAS DIVERSAS AÇÕES EM QUE ATUAMOS,

    GOSTARIA DE ESCLARECER QUE OS COMENTÁRIOS FORAM POSTADOS NO E-MAIL VINCULADO AO BLOG ESPORTEFORMACIDADAOS.BLOGSPOT.COM DE MANEIRA ESPONTÂNEA E INDEPENDENTE.
    DESTA FORMA, QUANDO VOU PUBLICAR O COMENTÁRIO NO REFERIDO BLOG APARECE EM DESTAQUE LOGO ACIMA DA OPINIÃO DO COMENTARISTA A MENSAGEM: "Sérgio Corrêa disse..." POR QUE O SISTEMA PEDE UM PERFIL E O PERFIL CADASTRADO É O MEU. POR ISSO PEÇO A GENTILEZA DE DESPREZAR TAL MENSAGEM E SE OSERVAR E RESPONDER / CRITICAR / SUGERIR A PARTIR DO TEXTO POSTADO PELO(S) REFERIDOS AUTORES.
    ENVIEM SEUS COMENTÁRIOS PARA O E-MAIL: educacaofisicadequalidade@yahoo.com.br QUE TEREMOS O MAIOR PRAZER EM PUBLICAR E FAZER CRESCER NOSSA REDE DE SERVIDORES PÚBLICOS.
    ABRAÇOS A TODOS COLEGAS DE TODAS AS SRE'S E ESCOLAS DE MINAS GERAIS.

    SÉRGIO CORRÊA
    SRE DE PASSOS

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  3. Boa noite Sérgio,

    A sua iniciativa só nos fortalecerá. A questão do impacto na aprendizagem já estamos pensando em como mensurar. Como uma pessoa que trabalha com intrumentos cientificos de mensuração, ainda não visualizei uma maneira de fazer essa mensuração fidedigna, mas estou aberta a sugestão.
    A comparação, á mensuração do PROETI se torna diferenciado um pouco no nosso caso. Quando fui apresentar meu ultimo trabalho científico no qual eu ainda era gestora do Tempo Integral, todos os meus orientadores descartaram a possibilidade de mensuração pontual , por que o Projeto era muito abrangente. Pensando em JEMG agora é muito mais difícil a construção do instrumento ou falar de que é verdadeira a afirmação de que um aluno da rede do 9º ano se saiu bem no PROEB por causa do JEMG. É muito amplo.
    A rede é sensacional, mas temos que ser cautelosos no tipo de avalição e suas nuances.
    A questão dos Jogos serem para descobrir talento tenho que discordar de você no momento. Pelo lado da SEE não é isso. Estamos investindo na formação dos nossos alunos. Não sei se você pode verificar o quanto a Educação cresceu dentro do Projeto, o quanto melhoramos as coisas e onde estamos investindo. O apoio da SEE na Etapa Microrregional dá a mais alunos de participarem e terem ás vezes a única chance da vida dessa parte da sua formação.A competição e essa busca citada por você, nunca vai acabar, Podemos minimizá-la , pois estamos trabalhando com muita gente e cada um com uma formação ( Universidade).
    Me coloco à disposição e gostaria de participar das discussões do Sul de Minas.

    Atenciosamente,

    Celina Gontijo
    Coordenadora Geral dos Jogos Escolares de Minas Gerais
    Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais
    Belo Horizonte - MG

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  4. Prezado Sergio,

    Recebi seu email e concordo em muitos pontos com os seus questionamentos mas temos muito que trocar ideiais e avaliarmos o que realmente significa o JEMG, para a SEE, pois até pouco tempo nem muito valioso era, agora no final e que vimos uma maior participação uma exigência de participação e até mesmo empenho por parte da SEE para com a participação das SREs dando mesmo efetividade na nossa participação enquanto superintendência não é mesmo?
    Portanto, gostaria de saber se haverá continuidade destes jogos, se isto só acontecerá se houver continuidade de governo, ou é uma proposta que ficará com qualquer Governo.

    Atenciosamente.

    Tânia Mára Moterani Dias Braga
    SRE de Pouso Alegre

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  5. Prezado Sergio,
    Continuando a minha resposta vejo que temos muito que crescer enquanto escola e SRE, porque a visão do bem, do lucro, da aprendixzagem, da transformação, do desenvolvimento físico , pisquico e social do aluno com os Jogos escolares, esta longe do entendimento das pessoas que estão no comando destas entidades, não so das daqui, mas como conversamos sempre, ainda temos muito trabalho pedagógico para ser realizado para que haja menos sofrimento para os professores de educação física e volto mais um pouco, muitos dos meus colegas precisam tambem melhorar a sua prática e a sua postura pra lidar com alunos adolescentes participantes destes jogos, enquanto competidores. voce vai a Patos de Minas. Encontraremos lá
    Abraços. Tânia Mara
    Pouso Alegre - MG

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  6. Prezado Sérgio,

    Gostaria de agradecer e parabenizar pelo apoio durante a realização da Etapa Regional do JEMG em Formiga.
    Li seu e-mail atentamente, e apesar de não estar lotado da SRE de Poços de Caldas quero contibuir no que for necessário para mostrar a importância do jogos dentro e fora da escola.

    Abraços,

    Marcinho
    Campestre-MG

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  7. Caros Colegas do Projeto Minas Olímpica,
    Como observamos já há uma variedade de opiniões a respeito da condução dos JEMG em nosso Estado.
    A Celina pondera sobre os cuidados que deveremos ter sobre como mensurar o impacto dos Jogos na relação ensino / aprendizagem e que talvez a fórmula proposta (identificar os alunos que participaram dos JEMG nas avaliações do SIMAVE, como nos moldes do PROETI) inicialmente não seria a mais eficaz pela sua amplitude e nuances.
    A Tânia, da SRE de Pouso Alegre quer garantias sobre a Continuidade do Programa mesmo que se troque de Governo e também se preocupa com a Capacitação dos Professores e melhoria de suas técnicas de ensino.
    Estamos ainda em busca de mais sugetões para criação de um mecanismo de mensuração dos Jogos.

    Abraços.

    Sérgio Corrêa
    SRE de Passos

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  8. Prezado Sérgio,

    Concordo plenamente com você e sabemos que os Jogos Escolares atingiram uma dinâmica e abrangência muito grande e que esta mensuração da qual você fala é muito difícil. Mas o esporte deve estar inserido sim no ensino-aprendizagem de nossos alunos. Fico pensando nos alunos com dificuldades de aprendizagem que são excelentes esportista... (Inteligências Múltiplas????)
    Penso que é urgente abordarmos os Jogos Escolares como Escolares mesmo e não apenas como competições esportivas sem vínculos de aprendizagem. Na minha opinião este é o maior desafio.

    Abraços,

    Rogério Ferreira
    Analista Educacional
    SRE/Patos de Minas

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