sexta-feira, 23 de julho de 2010

NOSSO BLOG - OBJETIVOS

Caros colegas das Superintendências Regionais de Ensino,
Baseado em um movimento que nasceu primeiramente entre os Analistas Educacionais que atuam nas Superintendências Regionais do Sul de Minas, principalmente nas atividades relacionadas às atividades físicas (Capacitação de Professores de Educação Física; Jogos Escolares; Agita Galera; etc) estamos criando o BLOG ESPORTE FORMA CIDADÃO que tem como objetivo a criação do Departamento de Esportes nas 46 Superintendências de nosso Estado e também no Órgão Central.
Entendemos que com o crescimento, principalmente dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG, onde a participação dos Analista Educacionais das SRE’s envolvidas, através dos trabalhos de sensibilização dos representantes municipais, dos contatos preliminares e constantes com os órgãos municipais, garantem a credibilidade das ações esportivas no meio escolar, resultando no sucesso já anunciado dos referidos Jogos.
Após seguidas experiências ao longo desses anos em que as Superintendências passaram a participar mais ativamente dos JEMG’s, notamos a importância que o esporte tem na formação do aluno enquanto cidadão, no tocante ao respeito ao próximo, a disciplina, o sentimento de conjunto, a solidariedade, enfim, conceitos que podem ser trabalhados no decorrer das atividades esportivas culminando principalmente com o objetivo maior, a inclusão social.
E o que fazer com os alunos (a maioria por sinal) que não participam por algum motivo dos Jogos Escolares ? E a valorização dos Professores de Educação Física ? Pensando nisso, sentimos a necessidade dos trabalhos esportivos/formadores como sendo uma constante, durante o ano todo, incluídos no Calendário Escolar, com todos os alunos, participantes dos JEMG’s ou não, com orientações e suporte técnico das SRE’s, que deverão para isto se adequar, se preparar para o novo momento, por isso, propomos a criação do Departamento de Esportes nas Superintendências, elaborando novos Projetos Esportivos em consonância com os Projetos Pedagógicos já existentes e também os que virão, além de Capacitações e contando inclusive com a contratação de professores de Educação Física, além do Analista da SRE que já atua nos projetos de cunho esportivo, e sem onerar o Estado pois os componentes já estão disponíveis no serviço público (leia na íntegra o documento Solicitação Conjunta – Superintendências Regionais de Ensino do Estado de Minas Gerais).
Sabemos dos aspectos técnicos e burocráticos para a criação desse Departamento, porém basta vontade, vontade e sensibilidade de todos os envolvidos que visam uma Educação Física de qualidade e formadora para nossos alunos, pois a necessidade há.
Pedimos a adesão de todos. Vocês Analistas que já atuam nos Projetos Esportivos enviem-nos a Ficha de Adesão pois, com nossa união seremos fortes o bastante para melhorar ainda mais a Educação em nosso Estado.
Ajudem-nos a montar o nosso BLOG enviando sugestões, críticas, notícias, fotos e comentários.
Abraços a todos.
Sérgio Corrêa
SRE de Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário